PROJETO MAÍSA: REALIZAÇÃO DE CICLO DE OFICINAS SOCIAIS

Ocorreu entre os dias 17 e 21 de agosto um ciclo de oficinas sociais no Projeto Maísa, chamado de “Café com floresta”. Tal ciclo faz parte do escopo social do projeto e será seguido por outras atividades previstas até o final do ano, contando com o apoio da equipe da PDS Consultoria Socioambiental no planejamento e execução das atividades.

Faz parte da estratégia social do projeto Maísa o engajamento dos atores sociais locais e interessados na conservação da biodiversidade por meio do fortalecimento do associativismo e promoção da assistência técnica rural. Para tanto, os funcionários da Fazenda e quatro comunidades do entorno estão envolvidas nesse processo.

A oficina realizada com os funcionários teve o intuito de oferecer uma melhor compreensão dos serviços ambientais que a floresta oferece e o envolve-los nas diferentes esferas de atuação do Projeto REDD+. O empoderamento quanto às questões de saúde e segurança do trabalho também foi assunto discutido.

O “Café com Floresta”, por sua vez, foi realizado nas comunidades Ituquara e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, contando com a participação de mais de 70 pessoas. As reuniões tiveram como objetivo apresentar o Projeto REDD+ Maísa e suas ações nos três eixos de trabalho (clima, comunidade e biodiversidade), com ênfase no componente social, aprofundando o olhar para o desenvolvimento social e econômico da comunidade atrelado à conservação da natureza; além disso, estas oficinas pretenderam identificar e construir procedimentos de comunicação entre as comunidades e a Fazenda Maísa.

Os próximos ciclos de oficinas já estão agendados para o mês de setembro e outubro, onde serão envolvidas também as comunidades Branquelandia e Alto Apeí, além da continuidade da construção do plano de ação com as demais comunidades e funcionários da Fazenda Maísa. Serão ainda levantadas demandas sociais e econômicas e seus reflexos sobre a conservação da biodiversidade e, consequentemente o planejamento de ações para o fortalecimento socioeconômico e ambiental da região.