PROJETO REDD+ JACUNDÁ VERIFICA A REDUÇÃO DE 1,2 MILHÃO DE
TONELADAS DE GEE

O Projeto REDD+ Resex Rio Preto Jacundá, uma parceria entre a Biofílica e a Associação de Moradores da Resex Rio Preto Jacundá e Ribeirinhos do Rio Machado (Asmorex), emitiu este mês 1.211 mil créditos de carbono gerados a partir das atividades de conservação na área. O Rainforest Alliance/ Imaflora foi o responsável pela validação e verificação das atividades perante o padrão VCS e validação pelo padrão CCBA, alcançando nível ouro de benefícios excepcionais à Comunidade e Biodiversidade.

O projeto está situado em Unidade de Conservação de categoria Reserva Extrativista (Resex) nos municípios de Cujubim e Machadinho D’Oeste, criada pelo estado de Rondônia em 1996 com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e fomentar o modo de vida da população extrativista e ribeirinha que lá habita.

Sendo os moradores da Resex os principais proponentes do projeto, a melhoria da qualidade de vida das 30 famílias diretamente envolvidas será realizada através de investimento diretos em saúde, educação, organização social, melhorias das condições habitacionais e sanitárias e empoderamento de grupos vulneráveis, além do aumento da renda através do desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas dos produtos florestais não madeireiros, promoção dos sistemas agroflorestais e o resgate da cultura extrativista, além do fortalecimento do capital social e da governança do território.

No âmbito climático, o projeto prevê evitar o desmatamento de 35 mil hectares ao longo de seus 30 anos, evitando assim a emissão de 12.428.713 tCO2eq para a atmosfera.

Em relação a biodiversidade, o projeto tem como objetivo promover o uso sustentável de 95 mil hectares de floresta nativa, habitat de 273 espécies florísticas e 787 espécies faunísticas, das quais 16 e 14 espécies respectivamente estão em algum nível de ameaça.

As espécies da flora e fauna são de suma importância para a subsistência da comunidade como fonte de proteína e renda.

A verificação das safras 2013, 2014 e 2015 geraram 1.211.526 de reduções de emissões verificadas, que podem ser comercializadas com empresas que querem compensar suas emissões de gases de efeito estufa.

Ao compensar as emissões de gases do efeito estufa com o Projeto REDD+ Resex Rio Preto-Jacundá, você financia atividades que evitam o desmatamento na Amazônia, preservam a biodiversidade e promovem o desenvolvimento socioeconômico da comunidade extrativista e ribeirinha que habita a área do projeto.

Você pode encontrar mais informações sobre o projeto aqui
http://www.biofilica.com.br/web/projeto-jacunda.php
e aqui
http://vcsprojectdatabase.org/#/project_details/1503.

Você tem interesse em compensar suas emissões? Entre em contato com a Biofílica!