Estela Passoni neutraliza emissões com créditos de carbono via Calculadora de CO2 da Biofílica

Ação de apoio à conservação de cerca de 10 mil árvores nativas da Amazônia se soma a outras iniciativas do restaurante focado em alimentação saudável e consciente.

Reduzir ao máximo o impacto ambiental sempre esteve entre as principais preocupações do Estela Passoni, restaurante que nasceu como delivery e há 4 anos ocupa um sobrado no bairro paulistano de Pinheiros. Focada em oferecer comida saudável sem ser dietética, que promova o bem-estar e, ao mesmo tempo, conscientize em relação ao meio ambiente, agora a casa dá mais um passo na busca por sustentabilidade nas operações ao neutralizar as emissões de CO2 ou dióxido de carbono referentes ao ano de 2020. A ação contribuiu para a preservação de quase 10 mil árvores nativas da Amazônia, no Pará.

 

Entrada do restaurante, em Pinheiros. Foto: Bruno Geraldi
Entrada do restaurante, em Pinheiros. Foto: Bruno Geraldi

 

Todo o processo foi conduzido pela Biofílica, empresa brasileira com foco na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais e no desenvolvimento e negociação de créditos de carbono. A emissão e venda dos créditos seguem um processo rigoroso e é o mecanismo pelo qual a floresta consegue manter-se em pé, gerando valor para as comunidades do entorno. 

Por meio da Calculadora de CO2 da Biofílica, o restaurante calculou suas emissões e as neutralizou ao adquirir créditos de carbono provenientes do Projeto REDD+ Jari Pará. O projeto é certificado pelo Verified Carbon Standard (VCS) e seus créditos estão registrados no Verra Registry, plataforma de registro com reconhecimento internacional, o que garante a rastreabilidade e a qualidade dos créditos de carbono gerados.

 

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

Muito além da comida

 

Desde o início, a proposta da casa é dar mais destaque às verduras, legumes e vegetais no lugar das proteínas de origem animal – que são restritas a frango e peixe, ambos de origem orgânica e certificada. Mas a preocupação com o meio ambiente não se limita aos alimentos usados na cozinha. Com o tempo, o Estela também passou a ser ponto de coleta de produtos que têm difícil descarte: esponja, material escolar, pilha e bateria, tampinhas de plástico e metal. Tem parceria com uma empresa que recolhe vidro e alumínio e, para as bebidas, não usa nenhuma embalagem de plástico, só vidro ou metal. Além disso tudo, e apesar de ter sido necessário entrar em aplicativos de entrega durante a pandemia, mantém um delivery próprio, mesmo com todos os desafios que a medida representa.  

Em 2020, com o aumento do volume de entregas por conta da pandemia, o restaurante decidiu que era preciso fazer algo para compensar o meio ambiente.

 

“Foi feito um cálculo das nossas emissões de dióxido de carbono e constatamos que a maior parte das 19 toneladas emitidas estava ligada ao transporte dos funcionários e entregadores. Como se trata de um gasto inevitável, decidimos investir em créditos de carbono e contribuir ativamente para a preservação da floresta amazônica”, afirma Mariana Yoshimoto, responsável pelo atendimento e operação do Estela Passoni.

 

A prática de investir em um projeto de neutralização de emissões é internacionalmente reconhecida como um esforço para compensar impactos ambientais nas operações em diferentes segmentos da economia. “A caminhada para sermos mais sustentáveis é longa, mas nos sentimos orgulhosos e felizes pela iniciativa e incentivamos que outras pequenas e médias empresas, ou até mesmo pessoas físicas, também façam sua parte”, completa Mariana. 

 

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

O Projeto REDD+ Vale do Jari

O mecanismo REDD+ (Redução das Emissões provenientes de Desmatamento e da Degradação florestal, incluindo (+) a conservação dos estoques de carbono florestal, o manejo sustentável de florestas e o aumento dos estoques de carbono florestal) promove a redução de emissões de carbono a partir de atividades de conservação florestal.

Baseado em um modelo de desenvolvimento econômico local que valoriza a “floresta em pé”, os projetos REDD+ contam com uma combinação de atividades, desde o manejo sustentável e a promoção do agroextrativismo até o monitoramento de biodiversidade, todos financiados a partir da comercialização de créditos de carbono.

Em 2021, o Projeto REDD+ Vale do Jari comemora 10 anos de atuação na conservação da Floresta Amazônica nativa, bem como de sua biodiversidade, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Nações Unidas.

Atualmente, as atividades desenvolvidas pelo Projeto REDD+ Vale do Jari em conjunto com a Fundação Jari atendem 13 comunidades e mais de 305 famílias e têm o potencial de evitar a emissão de 630 mil toneladas de CO2 por ano ao poupar o desmatamento de 562 mil hectares.

 

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

Sobre a Biofílica

Fundada em 2008, a Biofílica tem a missão de criar mecanismos que estejam totalmente de acordo com a conservação das florestas nativas, gerando e desenvolvendo um mercado sólido e confiável de créditos de carbono florestal. A empresa tornou-se referência nacional em compensação de reserva legal, oferecendo soluções em todas as modalidades, estados e biomas.

 

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

Sobre o Estela Passoni

Estela Passoni nunca sonhou em ser cozinheira, mas as restrições alimentares da filha fizeram com que, anos atrás, buscasse aprender a fazer pratos sem carne vermelha; um amigo impossibilitado de mastigar, fez com que criasse dezenas de receitas de sopas. E foi assim, querendo ajudar e alimentar pessoas queridas ao seu redor, que Estela foi parar na cozinha. E foi no boca a boca, a partir dessas sopas, que Estela começou a vender refeições por entrega. A qualidade das sopas e o rápido aumento do número de pedidos não foi mero acaso: alguns anos antes Estela havia cursado gastronomia na Anhembi Morumbi, mas sem pretensões profissionais. A filha, Mariana, se juntou à mãe para se responsabilizar pelo atendimento e hoje, quatro anos depois, vendem centenas de refeições todos os dias entre o serviço de delivery e o restaurante localizado num simpático sobrado no bairro de Pinheiros. A casa conta também com um espaço no salão do restaurante para oferecer produtos conscientes e que promovem o bem-estar, todos feitos por pequenos produtores: purpurina biodegradável, raspadores de língua, canudos de metal reutilizáveis e escovas de dente biodegradável entre outros.

 

 

 

Neutralize as emissões da sua empresa por meio de créditos de carbono gerados pelos nossos Projetos REDD+.

 

 

 

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

 

Assessoria de Imprensa | Estela Passoni

Lena Mattar
Tel. (11) 9 9652-3459
lena@lenamattar.com

Adriana Baptista
Tel. (11) 9 9851-1164
adriana@lenamattar.com

 

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

 Assessoria de Imprensa | Biofílica / Fundação Jari

Carbono.AG Agência de Comunicação
Christian Marxen e Erica Munhoz
Telefone: (11) 5542-4599
E-mail: atendimento2@carbono.ag