1° Treinamento do Guia de Monitoramento Programa REDD+ Vale do Jari.

No último 08/11 foi realizado o 1º treinamento sobre o Guia de Monitoramento do Programa REDD+ Vale do Jari.

O evento contou com a participação de cerca de 20 pessoas, divididas entre os colaboradores da Fundação Jari e os responsáveis pelos outros setores do Grupo Jari (Segurança Patrimonial, Qualidade, Certificação e Meio ambiente, Viveiro e Geoprocessamento), da empresa Agregue, responsável pelo manejo florestal de baixo impacto no Amapá, e Biofílica Ambipar.

O feedback dos participantes foi muito positivo, principalmente por conta da maior clareza que se deu às partes interessadas do seu papel dentro do Programa REDD+ Vale do Jari, bem como o esclarecimento das principais etapas e procedimentos que os projetos passam.

O conteúdo do Guia de Monitoramento é fruto do trabalho que vem evoluindo juntamente entre Biofílica Ambipar e Fundação Jari nos últimos anos, com o objetivo de reunir de maneira didática e objetiva os conceitos, definições, informações, responsabilidades e procedimentos relacionados aos projetos REDD+ situados no Vale do Jari, fornecendo um conhecimento acessível sobre os projetos, e buscando o aperfeiçoamento constante das melhores práticas de gestão dos projetos.

O conteúdo do material foi elaborado baseado nos PDDs validados, nos Relatórios de Monitoramento verificados e em todos os apontamentos de melhorias e lições aprendidas de auditorias que os projetos já passaram. Ainda que denso por conta da grande quantidade de informações e pela complexidade dos projetos, o conteúdo foi apresentado em um formato leve e participativo, almejando servir como uma ferramenta para estimular e fortificar o engajamento das partes interessadas para o desenvolvimento, gestão e governança dos projetos. Durante o dia inteiro foram abordados os 3 temas foco do Guia: Projetos, atividades e indicadores; Partes interessadas e sua atuação; e Monitoramento dos projetos.

O próximo passo das equipes agora é o Monitoramento da eficácia e eficiência de implantação das boas práticas apresentadas, cumprindo com as responsabilidades abordadas à todos.

Para a Biofílica Ambipar, esse primeiro case se iniciou de forma muito positiva, visto principalmente o retorno que tivemos dos participantes. Enxergamos que essa ferramenta será essencial para conseguirmos implantar, monitorar, controlar e atualizar constantemente as boas práticas em nossos projetos, podendo ser replicado em diversas realidades com os devidos ajustes.