IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL POSITIVO PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA (ALTO JURUÁ).
Clique no link abaixo, acesse o site da VERRA e deixe o seus comentários sobre o nosso projeto.
START
31/07/2021
AC
Cruzeiro do Sul,
Porto Walter
PARCEIROS LOCAIS
IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL POSITIVO PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA (ALTO JURUÁ).
O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco localizado às margens do Rio Juruá-Mirim, tem como foco promover impactos sociais e ambientais positivos na região, através da geração e comercialização de créditos de carbono. A renda obtida com os créditos é reinvestida na melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas que dependem da subsistência proporcionada pela floresta. São 1467 ribeirinhos divididos em 345 famílias impactadas diretamente pelos benefícios dos Projeto.
A área do Projeto REDD+ Seringal Rio Branco é de extrema importância para a conservação biológica, pois abriga uma alta diversidade de fauna e flora, incluindo a presença de espécies endêmicas e raras como o pássaro Macuru–papa-mosca (Micromonacha lanceolata), que foi registrado pela primeira vez no estado do Acre, na área do projeto.
O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco irá proporcionar a preservação desta região de relevante importância ecológica, contribuindo com a proteção de cerca de 12 espécies de fauna vulneráveis e 2 espécies indicadas como quase ameaçadas de extinção.
Impacto do Projeto REDD+ Seringal Rio Branco
sob gestão
Co-Benefícios
O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas
O projeto alia as demandas socioeconômicas das comunidades às oportunidades locais voltadas às atividades econômicas mais resilientes, por meio da “Promoção de práticas agrícolas sustentáveis”. Para isso, o projeto viabiliza ações de capacitações e desenvolvimento técnico voltado as comunidades, em associação com diferentes parceiros e extensionistas.
O projeto viabiliza e incentiva o acesso à educação por meio da realização de cursos técnicos e capacitações voltados para as áreas ambiental e socioeconômica, em especial sobre práticas de produção agricola resiliente, desenvolvimento e fortalecimento de cadeias de valor incentivo a organização social e educação ambiental para a preservação de espécies ameaçadas de extinção.
O Projeto incentiva a “Promoção de práticas sustentáveis de produção” com ações voltadas para a identificação de atividades potenciais relacionadas à agricultura resiliente de subsistência, extrativismo e manejo de produtos florestais; de acordo com a demanda e perfil das comunidades locais.
As atividades desenvolvidas pelo projeto são voltadas para práticas sustentáveis, que contribuem com a redução do desmatamento e degradação florestal não planejados, e consequente, redução das emissões de gases de efeito estufa. O Projeto tem o potencial de reduzir 2,818,500 tCO2 de emissões de GEE em 10 anos, com prevenção do desmatamento em floresta nativa.
O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco foca no monitoramento a longo prazo de indicadores ecológicos, visando minimizar perda de habitat, alterações na paisagem e sobre-exploração de espécies. Através de palestras, treinamentos e atividades, busca envolver comunidades locais e promover a governança, visando impactos positivos na biodiversidade da área.