PROJETO
REDD+
JARI PARÁ
AGRICULTURA FAMILIAR MUDANDO VIDAS NO MAIOR PROJETO DE CARBONO EM ÁREA PRIVADA DO MUNDO.
PROJETO
REDD+
JARI PARÁ
Desenvolver uma agricultura familiar em simbiose com a floresta
CONSULTA PÚBLICA
Deixe seus comentários no site da VERRA
Clique no link abaixo, acesse o site da VERRA e deixe o seus comentários sobre o nosso projeto.
PROPONENTES
• Biofílica Ambipar Environment
• Fundação Jari e Jari Celulose
LOCALIZAÇÃO
Almeirim
(PA)
STATUS
VERIFICAÇÃO: VCS + CCBS
Créditos Disponíveis em 2023
DATA DE INÍCIO
8 de Junho
de 2014
Projeto REDD+ Jari Pará
Projeto REDD+ Jari Pará
Projeto REDD+ Jari Pará
Projeto REDD+ Jari Pará
PROJETO REDD+
Jari Pará
O Projeto REDD+ Jari Pará é uma parceria da Biofílica Ambipar Environment e o Grupo Jari, formado pela Jari Celulose e a Fundação Jari, que tem como objetivo evitar o desmatamento e minimizar impactos socioambientais, promovendo benefícios para o clima, biodiversidade e comunidades da região do município de Almeirim.
Baseadas em um modelo de desenvolvimento econômico que valoriza a floresta, as atividades do projeto são viáveis porque combinam o manejo florestal de baixo impacto com a comercialização dos créditos de carbono.
Área de
Abrangência
+ Mais de
Flora
Protegida
+ Mais de
de extinção
Fauna
Protegida
+ Mais de
de extinção
Redução de Emissões
+ Mais de
emissões reduzidas
por ano
Desmatamento Evitado
+ Mais de
Familias
Impactadas
+ Mais de
Localização e
importância do projeto
O Projeto está localizado no município de Almeirim, Estado do Pará, e faz fronteira com o Estado do Amapá ao norte.
Nota-se um papel muito importante nesta região por servir de lar para muitas famílias rurais e como um corredor ecológico, tendo em seu entorno várias Unidades de Conservação (UCs), possuindo uma rica biodiversidade, diversas formações vegetais e espécies de importância ecológica e social.
Corredor da Biodiversidade
Apesar de sua grande importância, a biodiversidade local é constantemente ameaçada pela degradação das florestas.
As atividades desenvolvidas pelo projeto são economicamente viáveis devido à combinação das atividades de Manejo Sustentável e a comercialização de créditos de carbono pelo mecanismo REDD+.
Co-Benefícios
Como o Projeto REDD+ Vale do Jari contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas
O projeto auxilia no combate à fome pela implantação de sistemas sustentáveis de produção de alimentos, recuperação de áreas anteriormente degradadas por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais e diversificação da produção agrícola com a implantação de viveiros de mudas.
303 famílias são beneficiadas inicialmente por cursos focados em produção, organização social, cooperativismo, liderança e gestão financeira, desenvolvendo habilidades que possibilitam melhores condições de emprego.
Todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores das comunidades atuantes, principalmente mulheres, jovens e pessoas marginalizadas.
O projeto fomenta a conservação dos recursos naturais aliada ao desenvolvimento socioeconômico, focando nas cadeias de negócios sustentáveis para melhorar o bem-estar das comunidades locais.
O Projeto REDD+ Vale do Jari tem o potencial de reduzir 19.800.000 tCO2eq de emissões de GEE em 30 anos. Os créditos de carbono são gerados pela prevenção do desmatamento total de 64.866 hectares de floresta nativa.
O projeto protege Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC) e serve de corredor ecológico para áreas preservadas da região, protegendo 133 espécies de fauna e 54 espécies de flora ameaçadas, as quais abrangem uma parcela de espécies endêmicas.