O PRIMEIRO PROJETO NO BRASIL A ATENDER O PADRÃO SD VISta, CONTRIBUINDO COM 7 ODS.
START
01/01/2013
RO
Cujubim
PARCEIROS LOCAIS
VERRA REGISTRY
Eleito o 2º melhor projeto de carbono do mundo pela Environmental Finance em 2023.
REFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL QUE SE TORNOU UM VERDADEIRO REFÚGIO PARA A BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA.
A Área do Projeto REDD+ Manoa possui mais de 72 mil hectares de floresta conservada que desempenha um papel fundamental na manutenção de “corredores ecológicos” com Unidades de Conservação do estado de Rondônia, mitigando impactos negativos da degradação da região, além de servir de refúgio para diversas espécies ameaçadas, e abrigar Atributos de Alto Valor de Conservação (AAVC).
No escopo social, a existência da Manoa, bem como a manutenção das suas atividades na região, gera diversos benefícios diretos e indiretos em diversas escalas de impacto, principalmente em um nível regional, focado no município de Cujubim
Desde o ano de 2017 grande parte das propriedades no entorno da Fazenda vem perdendo floresta para atividades pecuárias e agrícolas, principalmente a sojicultura. A Fazenda Manoa, como referência internacional de manejo florestal sustentável, é uma exceção e tem se mantido praticamente intacta ao longo dos anos.
Por conta dessa condição particular, a Fazenda Manoa tornou-se um refúgio para mais de 410 espécies de fauna identificadas in loco por estudos realizados na área.
Impacto do Projeto REDD+ Manoa
sob gestão
reduzidas ao ano nos
primeiros 10 anos de projeto
das quais 14 estão
ameaçadas de extinção
das quais 06 estão
ameaçadas de extinção
capacitações e ações de
educação ambiental ao ano
Co-Benefícios
O Projeto REDD+ Manoa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas
O projeto amplia o acesso à educação na região com palestras e treinamentos em técnicas de manejo de baixo impacto, capacitando cada vez mais jovens e adultos. Também realiza atividades de educação ambiental para difundir a importância da conservação das florestas. Em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o projeto ainda apoia a produção científica, fornecendo suporte logístico para pesquisas na área.
A atividade de manejo executada pelo projeto não realiza extração de madeira em Áreas de Preservação Permanente (APP) promovendo a conservação dessas áreas. Além disso, são executados procedimentos que evitam a queda de árvores, arraste de toras, e diversas outras atividades dentro dessas áreas, contribuindo para sua manutenção. O projeto visa proteger cerca de 5.119 hectares de floresta em APPs.
A prática do manejo florestal sustentável e certificado promove a geração anual de empregos de qualidade, os quais são ocupados preferencialmente por mão de obra local, proveniente principalmente do município de Cujubim. Todas as contratações seguem rigorosamente as legislações trabalhistas aplicáveis, assegurando condições de trabalho adequadas.
O projeto incentiva o manejo florestal de baixo impacto, apoiando 26 indústrias em Cujubim que utilizam matéria-prima sustentável e integram-se a cadeias de valor, promovendo a conservação e o desenvolvimento socioeconômico. Com certificações FSC e PFSC, o Manoa assegura a qualidade e responsabilidade na produção. O projeto também dissemina conhecimento sobre o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais, incentivando a conscientização da população.
As atividades desenvolvidas pelo projeto visam combater as mudanças climáticas e seus impactos através da redução do desmatamento na área do projeto. Como resultado, o projeto colabora diretamente com a meta brasileira de redução de emissões, com um potencial de redução de 8.378.700 tCO2e de emissões de gases de efeito estufa em um período de 30 anos.
O projeto promove a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos por meio de manejo florestal de baixo impacto, certificado pelos selos FSC e PFSC, incentivando o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Com monitoramento da fauna em parceria com universidades e exploração sustentável da flora na Fazenda, também protege Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), preservando habitats de espécies vulneráveis e ecossistemas raros, como o “saleiro.”
A partir de parcerias com universidades locais, o projeto viabiliza a execução de diversas pesquisas, proporcionando benefícios para partes direta e indiretamente envolvidas. As parcerias com as instituições de Cujubim, órgãos públicos e entidades privadas, por sua vez, são representadas pelas atividades de educação ambiental, promoção de visitas à Manoa, capacitações em técnicas de manejo florestal de baixo impacto, além de doações feitas pela empresa.
Apoiamos empresas rumo ao Net-Zero
escritório
Av. Angelica, 2330
Ed. New England - 5º andar
Higienópolis, São Paulo - SP
IMPRENSA
Envie um e-mail para: mkt.decarbon@ambipar.com