Em dezembro de 2018, a empresa de mobilidade urbana 99, em parceria com a ZCO2, neutralizou as emissões de carbono provenientes de corridas realizadas pelo aplicativo. A região escolhida para o piloto dessa iniciativa foi a capital amazonense, Manaus. A partir dos dados levantados, a 99 compensou 100% das viagens registradas na cidade durante um mês.
A estratégia escolhida para colaborar com a conservação do meio ambiente foi o REDD+, mecanismo de valoração de áreas conservadas em florestas tropicais operado pela Biofílica. O lastro da neutralização veio de créditos de carbono da Fazenda Manoa, uma área de 74 mil hectares de vegetação nativa no município de Cujubim, em Rondônia.
As mudanças no uso da terra e a queima de combustíveis fósseis respondem, hoje, pela maior parte das emissões de gases do efeito estufa no Brasil – o que torna essas atividades as principais responsáveis pelo impacto do país para as mudanças climáticas globais. Isso evidencia, portanto, que os esforços de redução de desmatamento e os efeitos do transporte de passageiros para o meio ambiente podem se correlacionar de maneira positiva. É a aposta da 99, que além de incentivar a retirada de automóveis das ruas, promovendo a troca do carro próprio pelo serviço por aplicativo, ainda busca transformar as cidades em ambientes mais sustentáveis para todos.