A Ipiranga neutraliza as emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa geradas em suas operações¹. A jornada da empresa para minimizar o aquecimento global começou em 2007quando ela passou a considerar também as emissões de seus clientes nesta conta, criando o Programa Ipiranga Carbono Zero . A empresa passou a oferecer, entre seus produtos e serviços, opções de neutralização também para os gases oriundos da queima do combustível vendido nos postos, e para isso, até hoje já adquiriu mais de 350.000 toneladas de CO2 equivalentes.
O cálculo é feito a partir da seguinte correlação: uma tonelada de CO2 jogada na atmosfera equivale a um crédito de carbono – obtido a partir de algum mecanismo de fixação desse carbono no planeta. É a compra de créditos desse tipo que garante à Ipiranga e aos clientes participantes do Programa Carbono Zero o saldo zero dessas emissões. Desde 2016, a estratégia da companhia se baseia no incentivo ao REDD+², mecanismo que atribui preço à conservação de florestas que sofrem pressão de desmatamento. Por meio de projetos da Biofílica, a degradação evitada em áreas verdes da Amazônia é hoje a fonte dos créditos disponibilizados pela Ipiranga aos seus clientes.
As opções oferecidas são variadas e o engajamento é crescente. É possível neutralizar as emissões dos próprios veículos a partir de compras nos postos Ipiranga com o Cartão Ipiranga Carbono Zero; por meio do programa “Km de Vantagens”; e também por compras de combustível já neutralizado por meio do “Posto na Web” – ambiente digital de compra de combustível no site da Ipiranga. Só em 2017, foram mais de 50.000 clientes, demonstrando que a soma de pequenas intervenções é uma estratégia poderosa no combate às mudanças climáticas.