Conheça mais sobre a iniciativa de Educação Florestal do Projeto REDD+ Manoa, uma parceria da Biofílica com o Grupo Triângulo, que promove a conscientização da população local.
A educação ambiental é uma das principais atividades do Projeto REDD+ Manoa, oferecido para estudantes do município de Cujubim e trabalhadores da Fazenda, com o objetivo de disseminar melhores práticas de uso e conservação da floresta e conscientizar a população local, em especial o público jovem.
Pensando nisso, foi construído o CEFLOM (Centro de Educação Florestal Manoa), onde estudantes e trabalhadores da região recebem informação e diretrizes para que, juntos, possamos levar conhecimento de conservação da floresta Amazônica.
A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 2,35 milhões, conta com uma área total construída de 850m2 e promove a educação ambiental por meio de palestras, cursos e treinamentos, que abordam assuntos de impactos ambientais e a importância da exploração adequada do manejo. No período de 2008 a 2019, as atividades beneficiaram 1.345 pessoas, entre estudantes e profissionais.
O centro recebe, principalmente, escolas, universidades e instituições da região. Na visita, os alunos e trabalhadores são acolhidos com um café da manhã e logo após já iniciam as atividades com palestras e muita informação. Após a pausa para o almoço e mais alguns estudos teóricos, são convidados a conhecer uma área do manejo florestal onde já ocorreu a etapa exploratória, e podem ver na prática os conceitos que aprenderam.
Conservação na prática: alunos da FARO participam de atividade prática de manejo florestal.
O PROJETO REDD+ MANOA
Em parceria da Biofílica com o Grupo Triângulo, o Projeto REDD+ Manoa atua em Cujubim-RO, como guardião da rica biodiversidade ameaçada dessa região e servindo também como corredor ecológico entre as áreas de conservação locais.
Iniciado em 2013, a iniciativa promove a conservação de 73.079 hectares de Floresta Amazônica, protegendo pelo menos 117 espécies de flora e 785 de fauna. Por ano, são 279.290 tCO2eq de emissões reduzidas e cerca de 90 pessoas capacitadas pelas atividades do CEFLOM. Em 30 anos, serão 22.118 hectares de desmatamento evitados.
O Projeto faz parte do Programa Compromisso com o Clima, coordenado pela Ekos Brasil e capitaneada por grandes empresas como Natura, Itaú, Lojas Renner, B3, Mattos Filho, MRV e RD S.A.
As atividades do Projeto REDD+ Manoa contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.
Quer fazer parte da construção de um futuro melhor?
Ao comprar créditos de carbono, além de neutralizar as emissões da sua empresa, projetos como esse são viabilizados.