Novo sistema realiza análise automatizada de até 66 mil cadastros por dia, além de conferir dados territoriais por sensoriamento remoto e representa uma grande evolução no processo de implementação do Novo Código Florestal.
Uma importante ferramenta para a implementação do Código Florestal foi lançada na última quinta-feira, 13 de maio.
O novo sistema desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, junto ao Ministério da Agricultura a análise automatizada dos dados das propriedades rurais inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Até o momento, apenas 3% dos imóveis cadastrados foram analisados manualmente pela equipe técnica. A nova tecnologia é capaz de examinar até 66 mil cadastros por dia, identificando cadastros sem irregularidade ou com inconsistências simples, além de checar dados territoriais das propriedades com imagens de satélite.
Ou seja, a implementação do sistema significa destravar a agenda de Compensação de Reserva Legal, já que trará maior velocidade na aprovação dos cadastros e consequentemente a consolidação e confirmação dos imóveis deficitários e ofertantes de Reserva Legal. Sem dúvidas, este avanço irá fomentar e aquecer o mercado de Compensação de Reserva Legal.
Vale ressaltar que o Brasil é o país com o maior número de cadastros de propriedades rurais do mundo e pioneiro em um sistema automatizado para essas análises.
O estado do Amapá foi o primeiro a implementar a ferramenta e, até o fim do ano, outros 10 estados também deverão estar utilizando o sistema.
A Biofílica parabeniza o Ministério da Agricultura pelo grande passo que, além de extrema importância para a implantação eficaz do Novo Código Florestal, irá garantir ao produtor rural maior agilidade no acesso aos seus benefícios de direito.
Converse com o nosso time e saiba mais sobre o CAR