AGRICULTURA FAMILIAR MUDANDO VIDAS NO MAIOR PROGRAMA DE CARBONO EM ÁREA PRIVADA DO MUNDO.
START
14/02/2011
AP
Laranjal do Jari,
Vitória do Jari
PARCEIROS LOCAIS
AGRICULTURA FAMILIAR MUDANDO VIDAS NO MAIOR PROGRAMA DE CARBONO EM ÁREA PRIVADA DO MUNDO.
O Programa REDD+ Vale do Jari é uma parceria entre Ambipar Environment e Grupo Jari, e em 2024 completa 13 anos de atuação e conservação da Amazônia. É constituído por 3 projetos.
O Projeto Jari Amapá é desenvolvido em área privada no Amapá , com mais de 160mil de hectares sob gestão.
Conta com uma combinação de atividades, desde o manejo sustentável e a promoção do agroextrativismo, respeitando a floresta e provendo emprego e renda para famílias do Vale do Jari.
O objetivo dos Projetos REDD+ é inserir o maior número possível de produtores rurais no contexto da política de fomento à produção familiar com o auxílio das instituições organizadas da sociedade civil.
Com isso, é possível promover desenvolvimento socioeconômico, e fortalecimento de cadeias produtivas regionais, gerando melhorias no bem-estar e segurança alimentar das comunidades impactadas direta ou indiretamente pelo programa
Impacto do Projeto REDD+ Jari Amapá
sob gestão
de flora conhecidas
das quais 13 estão ameaçadas de extinção
em 13 comunidades
atendidas
Co-Benefícios
O Projeto REDD+ Jari Amapá contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas
O projeto auxilia no combate à fome pela implantação de sistemas sustentáveis de produção de alimentos, recuperação de áreas anteriormente degradadas por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais e diversificação da produção agrícola com a implantação de viveiros de mudas.
303 famílias são beneficiadas através da intensificação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, bem como no oferecimento de treinamento voltado ao viés de produção, organização social, cooperativismo, liderança e gestão financeira, desenvolvendo habilidades técnicas e profissionais.
Todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores das comunidades atuantes, principalmente mulheres, jovens e
pessoas marginalizadas.
O projeto fomenta a conservação dos recursos naturais aliada ao desenvolvimento socioeconômico, focando no apoio às cadeias de negócios sustentáveis para melhorar o bem-estar das comunidades locais, além de incentivar a exploração responsável de recursos naturais, a agricultura de baixo carbono e a recuperação de áreas degradadas.
O Programa REDD+ Vale do Jari (3 projetos) tem o potencial de reduzir 19.800.000 tCO2eq de emissões de GEE em 40 anos. Os créditos de carbono são gerados pela prevenção do desmatamento total de 64.866 hectares de floresta nativa.
O projeto promove a conservação da biodiversidade, garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos, protegendo as Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC) e servindo de corredor ecológico para áreas preservadas da região, protegendo 38 espécies de fauna e 11 espécies de flora ameaçadas, as quais abrangem uma parcela de espécies endêmicas.