Em trabalho inédito, a médica atendeu crianças de 0 a 5 anos. A necessidade foi identificada pelos líderes da Associação e ação prevista no planejamento anual do projeto, reforçando a preocupação com bem-estar e qualidade de vida da comunidade.
Foi tema de destaque na COP27, mas o financiamento a comunidades vulneráveis como uma das práticas que interferem — e muito — no combate ao desmatamento não é novidade para o Projeto REDD+ RESEX Jacundá.
Um dos pilares que mantém o sucesso desse projeto de conservação florestal após tantos anos de atuação é o foco no bem-estar e qualidade de vida da população local, que sofre carência de serviços públicos básicos.
Atuante na Reserva Extrativista (RESEX) Rio Preto-Jacundá, seu principal objetivo sempre foi fortalecer a cultura extrativista e do associativismo, diminuindo o êxodo populacional. Para atingir um resultado positivo, entre as ações implementadas está o Plano de Vida da comunidade, que abrange incentivos ao desenvolvimento pessoal e social de seus membros.
Seguindo essa linha, foi identificada pelos líderes da Associação de Moradores, pela quantidade de crianças na comunidade, a necessidade de inserir o atendimento pediátrico para a população local, ação, até então, inédita. A atividade foi incluída no planejamento anual de 2022 e concretizada durante esse mesmo ano, com a visita da Dra. Helena, que atendeu as crianças de 0 a 5 anos da Reserva.
“É um trabalho inédito aqui na RESEX. Colocamos em nosso planejamento anual, e hoje estamos contando com a presença da Dra. Helena atendendo as crianças da comunidade” — comentou José Pinheiro, líder comunitário da ASMOREX, no dia da ação.
A intenção com esse primeiro passo é dar início ao acompanhamento do desenvolvimento das crianças desde a primeira infância, avaliando a curva de crescimento e identificando precocemente possíveis enfermidades ou problemas mais graves para que, quando necessário, sejam encaminhadas para um centro especializado de atendimento com mais recursos. Dessa forma, é garantida mais qualidade de vida para os meninos e meninas da unidade.
[divider height=”30″ style=”default” line=”default” color=”” themecolor=”0″]
Assista ao vídeo e veja os depoimentos de alguns membros da Associação sobre a ação:
Essa foi mais uma das ações que fazem os moradores encontrarem no Projeto REDD+ uma solução para o desenvolvimento social e a conservação das florestas de seu território.
[divider height=”30″ style=”default” line=”default” color=”” themecolor=”0″]
Quer saber mais sobre o projeto e como sua empresa pode ajudar a dar continuidade a esse trabalho enquanto compensa suas emissões de carbono?