O projeto passou pela verificação VCS e CCBS correspondente a safra 2015-2020 e gerou 151 mil créditos de carbono premium double gold (VCS + CCBS) Comunidade e Biodiversidade. Os créditos estão disponíveis para venda.
Para reduzir impactos sociais e ambientais da região de Machadinho d’Oeste e Cujubim em Rondônia, o Projeto REDD+ RESEX Jacundá tem como foco o investimento na melhoria da qualidade de vida das comunidades e o monitoramento da cobertura florestal e biodiversidade.
O trabalho com a comunidade sempre foi destaque nesse projeto, que foi diretamente desenvolvido junto a ASMOREX – Associação de Moradores da Reserva Extrativista, e garantiu a ele o Selo Ouro Comunidade (CCBS).
[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]
Em 10 anos de atuação, o projeto proporcionou:
- Incentivo à educação por meio da realização de cursos técnicos e profissionalizantes voltados para as áreas de gestão financeira, administrativa e organização social;
- Implementação de um centro educacional para jovens e adultos, permitindo o acesso a capacitações que possibilitem alcançar melhores condições de emprego e a diversificação de renda;
- Melhoria da infraestrutura local por meio da construção e implantação do centro educacional de jovens e adultos, do centro comunitário e do ambulatório;
- Aumento do acesso às tecnologias e informação através da aquisição de equipamentos de informática e construção de torre de internet.
Todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores da RESEX, principalmente mulheres e jovens.
O sucesso dessa parceria foi recentemente reconhecido com a 2ª verificação VCS e CCBS do projeto pelo padrão de certificação Verra para a safra de 2015-2020. Nesse período, foram gerados 151 mil créditos de carbono premium double gold CCBS, Selo Ouro para Comunidade e Biodiversidade. Os créditos de carbono já estão disponíveis para comercialização e podem ser utilizados para neutralizar emissões com segurança e garantia.