Skip to content

Projeto ARR Corredores de Vida é validado pela VERRA, nos padrões VCS + CCB

Confirmando a qualidade dos nossos projetos e o compromisso com clima, comunidade e biodiversidade, o Projeto ARR Corredores de Vida foi validado e já está pronto para gerar créditos de carbono verificados pelos padrões VCS e CCB.

 

A Biofílica, em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, tem o orgulho de anunciar que o Projeto ARR Corredores de Vida alcançou mais um marco significativo ao receber a validação VCS+CCB. Esta conquista não só valida o compromisso do projeto com a restauração florestal da Mata Atlântica, mas também evidencia seu impacto positivo no tripé CCB (clima, comunidade e biodiversidade).

A validação VCS+CCB confirma que o Projeto ARR Corredores de Vida está em conformidade com os mais altos padrões de sustentabilidade, garantindo a remoção do carbono emitido na atmosfera, a promoção do bem-estar social e proteção da biodiversidade. Com um plano de atividades robusto, o projeto visa restaurar 75k hectares em 20 anos, para melhorar a vida de mais de 600 pessoas e contribuir para a conservação de 215 mil hectares de vegetação nativa, incluindo 28 espécies vulneráveis e 3 criticamente ameaçadas de extinção no Pontal do Paranapanema.

 


 

Destaques do Projeto

O Projeto ARR Corredores de Vida tem o potencial de sequestrar 29 milhões de toneladas de CO2e em 50 anos, por meio da restauração de 75.000 hectares de áreas degradadas na região do Pontal do Paranapanema. Assim, dentre os projetos já validados pelo VCS, é atualmente o maior projeto de ARR brasileiro em potencial anual de remoção de emissões.

 


Além de promover a restauração ambiental, o projeto promove atividades de educação ambiental, geração de emprego e renda, e incentiva a implantação de viveiros de mudas florestais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

 


A validação do projeto pela VERRA garante sua conformidade com os rigorosos critérios dos padrões da certificação, reforçando sua credibilidade e transparência.

 


Principais aspectos reconhecidos pelo padrão VCS + CCB

O Projeto ARR Corredores de Vida demonstra plena capacidade de mensurar os estoques de carbono dos plantios de restauração, garantindo uma abordagem metodologicamente sólida.

 


Os créditos de carbono gerados pelo projeto são fundamentais para garantir a restauração das áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL) do Pontal do Paranapanema, reforçando a adicionalidade do projeto.

 


 

O projeto possui baixo risco de não permanência dos estoques de carbono sequestrados pelo projeto e eficazes mecanismos de mitigação de riscos futuros, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade a longo prazo.

 


 

O Projeto ARR Corredores de Vida trabalha de forma transparente, equitativa e garante o consentimento livre, prévio e informado das comunidades locais, fortalecendo laços e promovendo o desenvolvimento conjunto.

 


Com um plano capaz de contribuir significativamente para a conservação de espécies criticamente ameaçadas de extinção, o Projeto ARR Corredores de Vida está apto para receber o Selo Ouro para Biodiversidade.

 


Esse marco representa um avanço significativo no combate às mudanças climáticas e na promoção da biodiversidade, enfatizando o compromisso da Biofílica e do IPÊ com a construção de um futuro mais sustentável para todos.

 


A Verra

A VERRA, organização sem fins lucrativos, é responsável pela validação VCS+CCB.

Operando o principal programa de crédito de carbono do mundo, a VERRA está empenhada em ajudar a reduzir as
emissões de gases de efeito estufa, melhorar os meios de vida e proteger os recursos naturais, trabalhando com os setores público e privado.

 

 


Para mais informações sobre o Projeto ARR Corredores de Vida e suas iniciativas:

ou entre em contato com o nosso time de especialistas.

 


Sobre a Biofílica 

Biofílica tem como propósito ser a melhor empresa mundial de Soluções Baseadas na Natureza (NBS – Nature-based Solutions), gerando valor para o mercado de ativos ambientais, combatendo as mudanças climáticas, protegendo a biodiversidade e promovendo o bem-estar e desenvolvimento social.

Desenvolvemos projetos que promovem a redução de emissões por meio da conservação florestal e o sequestro de emissões por meio do reflorestamento.

Acreditamos nas Soluções Baseadas na Natureza como mecanismos fundamentais para que a humanidade possa atingir as metas do Acordo de Paris e superar a crise climática. Até 2030, algo entre 35% a 50% das reduções de emissões deverão vir única e exclusivamente das Soluções Baseadas na Natureza.

 

Fale com a Biofílica:
mkt.decarbon@ambipar.com / @biofilicabr


Sobre o IPÊ

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização brasileira sem fins lucrativos que trabalha pela conservação da biodiversidade do país, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Fundado em 1992, tem sede em Nazaré Paulista (São Paulo), onde também fica o seu centro de educação, a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Para o IPÊ, a conservação da biodiversidade é central para a transformação socioeconômica e o enfrentamento dos desafios climáticos. 

Presente nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado, realiza cerca de 30 projetos ao ano. O Instituto criou um modelo de conservação referência na conservação socioambiental, que envolve pesquisa científica de espécies, educação ambiental, envolvimento e mobilização comunitária, conservação de habitats e da paisagem e apoio à construção de políticas públicas. 

O IPÊ é responsável pelo plantio de mais de 7 milhões de árvores na Mata Atlântica, contribui diretamente para a conservação de seis espécies de fauna, realiza educação ambiental e capacitação para 15 mil pessoas por ano, em média. Os projetos beneficiam mais de 200 famílias com ações sustentáveis, conhecimento sobre conservação socioambiental e geração de renda. Para o desenvolvimento dos projetos socioambientais, a organização conta com parceiros de todos os setores e trabalha como articulador em frentes que promovem o engajamento e o fortalecimento mútuo entre organizações socioambientais, iniciativa privada e instituições governamentais. 

 

Para saber mais:
ipe.org.br / @institutoipe